Empresas que investem em marketing digital costumam ter dúvidas sobre como conduzir sua produção de conteúdo. Existem inúmeras possibilidades nesse universo, por isso é fundamental focar nas estratégias que funcionam melhor.

Sujan Patel, empresário norte-americano que é referência em marketing de conteúdo, tem muito a ensinar nesse campo. Se você deseja aprimorar a produção de conteúdo de sua empresa, vale a pena conferir as dicas a seguir.

Faça entrevistas com clientes

Sabe aqueles depoimentos de clientes satisfeitos que vemos em sites de empresas? Utilizar esse tipo de comunicação tem um apelo muito bacana, pois comprova a eficiência na prática.

Essa ideia também se aplica à produção de conteúdo. Fazer bate-papos com clientes é uma forma de demonstrar como sua marca executa as soluções propostas em seu site. A palavra de uma pessoa ou empresa atendida por você tem grande poder de persuasão no momento de captar novos clientes.

Crie conteúdos de bastidores

As pessoas têm uma curiosidade natural em saber o que rola “por trás das câmeras”. Essa lógica pode ser incorporada à produção de conteúdo de sua empresa.

Apresentar os bastidores para clientes e potenciais clientes é uma forma de se diferenciar em relação aos concorrentes. Além disso, essa iniciativa humaniza a marca e a aproxima de seu público.

Sujan Patel avalia o conteúdo de bastidores como uma ferramenta para esclarecer dúvidas de forma criativa. Vídeos e fotos podem mostrar como a mágica acontece e por que sua empresa é diferente das demais.

Trabalhe com círculos de conteúdo

Uma das estratégias que tornaram Sujan Patel mundialmente conhecido é o desenvolvimento de círculos de conteúdo. O conceito, abordado em detalhes aqui mesmo em nosso blog, garante uma abordagem mais assertiva na comunicação com seu público.

A ideia do círculo de conteúdo é desenvolver pautas que naveguem por temas além do seu produto ou serviço. São assuntos que se relacionam ao seu negócio e enriquecem o conteúdo do blog.

Envolva a empresa na produção de conteúdo

O desenvolvimento da comunicação da sua marca não deve se restringir a alguns integrantes de sua equipe. Quanto mais pessoas forem envolvidas na produção de conteúdo, maiores as chances de desenvolver materiais de qualidade.

Reuniões periódicas sobre o panorama da empresa fazem bem para o negócio e podem proporcionar grandes ideias de conteúdo. Líderes e gestores devem fazer essa ponte entre o time de marketing e as demais equipes.

Explore diferentes formatos para os conteúdos

Muito se fala na necessidade de ter um blog no site da empresa. De fato, esse canal de comunicação funciona como o coração de uma estratégia de conteúdo. A questão é que o foco no blog não deve fechar seus olhos para outras alternativas a serem exploradas.

Os melhores conteúdos publicados em seu blog podem ser ressignificados e trabalhados em outros formatos. Uma boa pauta escrita pode se transformar em um vídeo ou em um e-book, por exemplo.

Esse aproveitamento dos temas mais ricos em diferentes linguagens garante uma audiência ainda maior, pois as pessoas podem ter predileção por um ou outro formato específico.

Invista na produção de conteúdo de qualidade

As dicas de Sujan Patel sobre produção de conteúdo podem ajudar a sua empresa a triunfar no ambiente digital. Uma grande vantagem do marketing de conteúdo é seu custo acessível de implementação. Você sabia que, na MaxContent, temos planos bem diversificados? Aproveite para conhecê-los agora mesmo!