Por que você deve conhecer o conteúdo dos concorrentes

Saber o que os concorrentes estão fazendo é parte de qualquer negócio. Não há nada de errado em reconhecer méritos e se espelhar neles para desenvolver um trabalho melhor na própria empresa. Também vale a pena conferir estratégias que se mostram fracassadas para evitar atitudes semelhantes. Quando o assunto é conteúdo, estudar seus oponentes também tem um valor considerável. Conhecer o conteúdo dos concorrentes lhe dá uma vantagem competitiva na disputa por novos clientes.

O artigo de hoje explica por que conhecer o conteúdo dos concorrentes faz toda a diferença para superá-los no ambiente digital. Fundamentalmente, a chamada “lição de casa” é benéfica em duas etapas e se mostra um bom investimento de tempo e recursos.

Aumento da audiência é o primeiro passo

Conquistar audiência na internet é um desafio até para os maiores portais de notícias. Isso significa que as empresas que criam conteúdo precisam buscar ser relevantes ao máximo para atingir um número satisfatório de pessoas.

O esforço para conhecer o conteúdo dos concorrentes se justifica em grande parte pelo potencial aumento da audiência do site. A lógica é muito simples: saber o conteúdo que outros players têm desenvolvido vai ajudar a sua equipe a fugir do lugar comum. Boas práticas podem servir de referência, mas o foco é detectar oportunidades e assuntos ainda pouco explorados. Com isso, o site da sua empresa vai ganhar relevância e o Google tende a beneficiá-lo nas buscas de palavras-chave estratégicas para o seu negócio.

À medida que a audiência do seu site aumenta, os adversários podem sentir uma queda na média de visitantes. Esse movimento se aplica tanto para pessoas que já consumiam conteúdo do universo em que você atua e também para novos visitantes.

Conversão, um caminho natural

Já sabemos que o objetivo básico de conhecer o conteúdo dos concorrentes é turbinar a audiência do site da sua empresa. A partir do momento em que mais pessoas passam a visitar o seu site, a oportunidade de conquistar novos clientes é a consequência natural.

A qualidade do conteúdo vai despertar nos visitantes maior interesse pela sua empresa. Eles passarão a considerá-la para uma parceria comercial. É também nesse momento que você deve demonstrar a qualidade do conteúdo para além dos artigos do blog. Se o seu concorrente oferece um material rico para tentar converter visitantes em clientes, faça melhor! Procure temas interessantes e adequados ao seu universo de atuação para estreitar os laços com as pessoas que deram um voto de confiança ao conteúdo que você oferece.

O retorno financeiro sobre a produção de conteúdo de qualidade vai se dar ao final dessa etapa. Alguns (quem sabe vários) visitantes vão acabar se tornando clientes da sua empresa ao perceberem que passa confiança e domínio sobre sua área de atuação.

Percebe como vale a pena conhecer o conteúdo dos concorrentes? Não há vergonha nenhuma em observar o que outros players têm feito para buscar melhorias em sua própria produção editorial. Evoluir sempre traz benefícios e, nesse caso, pode representar um lucro importante com a obtenção de novos clientes. Se você ainda planeja dar o primeiro passo na geração de conteúdo, veio ao lugar certo!

 

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2018-03-08T16:25:17+00:0016/02/2018|