Métricas de redes sociais: conheça as 5 principais

O sucesso de uma estratégia digital deve ser mensurado de forma precisa. Dentre os parâmetros a serem avaliados, estão as métricas de redes sociais.

No post de hoje, apresentamos uma seleção das cinco principais métricas de redes sociais e a sua importância no planejamento. Vale sempre lembrar que uma estratégia sólida de marketing de conteúdo pode contemplar algumas redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são os grandes exemplos.

Confira a seguir as mais relevantes métricas de redes sociais.

Seguidores / fãs

É natural que fiquemos impressionados ao ver certas marcas com milhões de seguidores nas redes sociais. Provavelmente, essa métrica é aquela que mais salta aos olhos, porém, está longe de ser a mais importante.

O número de seguidores nas redes sociais é um indício de sucesso, mas não devemos superestimá-lo. Quando alguém curte a sua página, sinaliza que pode gostar do seu conteúdo. No entanto, isso deve ser interpretado apenas como um primeiro passo em direção ao engajamento – que se traduz em outras métricas.

Visualizações / impressões

A ideia de engajar os fãs nas redes sociais é instigá-los a acompanhar os posts desenvolvidos pela sua marca. Isso se dá de diferentes formas.

Uma delas é a visualização pura e simples, ou seja, quantas impressões o seu post teve na rede social. Para que alguém realmente se engaje com o seu conteúdo, ele deve ler o post ou assistir ao vídeo publicado.

O número de visualizações de um post tende a crescer de acordo com o engajamento nele verificado. É aí que entram as demais métricas fundamentais: like, comentário e compartilhamento.

Curtidas (likes)

Aqui é importante fazermos uma distinção. Like na sua página ou perfil é uma coisa, like em posts é outra. Neste caso, estamos falando da segunda opção, pois ela indica o grau de engajamento de uma publicação.

Quando uma pessoa dá o famoso joinha em um post da sua marca, ela sinaliza que gostou do conteúdo. A tendência é que a sua página apareça mais no feed desse seguidor em ocasiões futuras, o que favorecerá o seu engajamento.

Comentários

Se o like é o nível mais básico de engajamento, podemos dizer que o comentário vem logo em seguida. Eles indicam que o seu post gerou “buzz”, seja com debates construtivos, elogios ou críticas ao conteúdo.

Em relação aos comentários, é fundamental monitorar o seu teor. Há casos em que posts são mal interpretados e geram reações bastante negativas.

Quando isso acontece, a exclusão pura e simples nem sempre funciona, pois pode revoltar ainda mais os seguidores. A medida mais inteligente é responder às pessoas mais exaltadas e buscar caminhos criativos para reverter a situação.

Compartilhamentos

Mais nobre forma de engajamento nas redes sociais, o compartilhamento é extremamente positivo na gestão de redes sociais. Quando alguém decide compartilhar uma publicação da sua marca, isso indica a completa adesão àquela ideia ou mensagem.

Os posts que atingem um número significativo de compartilhamentos fazem a sua página reverberar para novas audiências. Isso porque parte dos amigos das pessoas que compartilham recebem aquela atualização em seu feed.

Em geral, os posts com maior potencial de compartilhamento são aqueles que tocam as pessoas de alguma forma. Pode ser uma imagem divertida ou um vídeo que provoca reflexão, por exemplo.

Como andam as redes sociais da sua marca?

A sua empresa já possui um perfil em redes sociais como Facebook e Instagram? Se a resposta for negativa, talvez seja o momento de repensar a estratégia. Uma estratégia de marketing de conteúdo pode prosperar sem o auxílio das redes, mas, certamente, ganha força com elas.

Agora que você já conhece as principais métricas das redes sociais, que tal entender melhor como funciona uma estratégia de conteúdo? Saiba mais sobre o trabalho que realizamos aqui na MaxContent!

2018-10-01T14:20:30+00:0001/10/2018|Tags: , , |