Há muitas alternativas de comunicação dentro do universo digital, mas nem todas são igualmente eficazes. O marketing de conteúdo tem se destacado em relação às demais por aliar algumas virtudes importantes.

Se hoje o marketing de conteúdo é considerado a bola da vez, não é mero acaso. Essa estratégia tem ajudado empresas de diferentes portes e segmentos a alcançarem potenciais clientes e convertê-los com base na confiança.

O artigo de hoje apresenta os principais trunfos do marketing de conteúdo. Juntos, eles são responsáveis por fazer milhares de empresas incorporarem essa estratégia ao seu dia a dia. De quebra, elas ficam mais conhecidas do público-alvo.

1- Conquista de espaço no Google

Aparecer na primeira página do Google é o sonho de 10 entre 10 empresas. Trata-se do site mais acessado do mundo e o verdadeiro oráculo do século XXI.

Porém, ter destaque no Google não é um processo simples, porque a concorrência é acirrada. Mas há uma forma para ganhar espaço em um ambiente tão disputado: o marketing do conteúdo!

Estratégias com foco em SEO (Search Engine Optimization) melhoram o posicionamento das empresas em palavras-chave relevantes em seu segmento. O SEO é um pilar do marketing de conteúdo, por isso empresas que investem nessa estratégia conquistam espaço no Google.

2- Relacionamento com as pessoas

A revolução digital transformou a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas. Até o surgimento da internet, era praticamente uma via de mão única, em que as marcas apresentavam produtos às pessoas.

A internet inverteu essa lógica e deu voz ao consumidor, que passou a ter um tom questionador a respeito das marcas. O aumento vertiginoso da exigência dos clientes exige uma comunicação mais moderna e ágil por parte das empresas.

Uma das formas de uma empresa se atualizar é adotar o marketing de conteúdo. Essa estratégia se baseia na compreensão de que o consumidor está mais inteligente e não vai comprar gato por lebre. A ideia é demonstrar conhecimento a respeito do mercado antes de vender um produto a ele.

Investir em conteúdo é um caminho para desenvolver um relacionamento verdadeiro com as pessoas. À medida que essa relação se consolida, elas podem se transformar em clientes e, até mesmo, em advogadas da marca.

3- Diversidade de formatos

Existem diferentes formas de se comunicar com potenciais clientes pela internet. O marketing de conteúdo é uma das estratégias com maior diversidade de formatos.

Muita gente conhece as postagens em blog, formato consagrado quando o assunto é conteúdo. No entanto, um planejamento pode incluir diferentes peças para estabelecer um vínculo com as pessoas.

O blog pode funcionar como um suporte ou mesmo um propagador de outros materiais. E-books, podcasts, webinars, vídeos tutoriais e testes gratuitos são alguns dos formatos explorados no marketing de conteúdo.

Diversificar é também uma forma de estreitar a relação com possíveis clientes. É natural que eles valorizem as marcas que entregam informações ricas e de diferentes formas.

4- Custo acessível

A realidade das verbas de marketing cada vez mais apertadas torna essencial a busca por estratégias com bom custo-benefício. É necessário encontrar caminhos em que cada centavo investido tenha um retorno por meio de novos clientes ou potenciais clientes.

O marketing de conteúdo tem um custo acessível quando comparado a outras estratégias online e offline. Além disso, ele tem a vantagem de se moldar às necessidades de cada empresa.

É possível construir planejamentos mais enxutos de acordo com a verba disponível. A grande vantagem do marketing de conteúdo é que até uma estratégia de menor investimento entrega resultados interessantes.

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma boa opção para qualquer empresa. A grande questão é encontrar a estratégia certa para o seu negócio. Que tal conhecer os planos oferecidos pela MaxContent? Fique à vontade para entrar em contato com a gente e saber mais a respeito do planejamento estratégico de conteúdo.