Entenda como aparecer no Google: perguntas e repostas

“Se existe, está no Google”. Uma das frases mais repetidas deste século não é obra do acaso. De fato, o Google ganhou uma importância sem paralelo nos últimos anos. O principal buscador do mundo serve como ferramenta básica de pesquisa para 99,9% das pessoas. Isso significa que as empresas que aparecem na primeira ou segunda página de buscas tendem a conquistar clientes rapidamente. A grande questão é como aparecer no Google.

O objetivo deste artigo é mostrar que qualquer empresa tem potencial para melhorar a sua posição no site mais acessado do planeta. Por exemplo, o que impede a sua empresa de figurar entre os primeiros links no Google? Acredite, falta apenas dar o primeiro passo. A seguir, vamos mostrar de forma didática como aparecer no Google. Nada de termos técnicos que confundem a nossa cabeça (isso fica para um próximo artigo).

O design do site influencia no ranking de buscas?

Sim. Existe uma série de critérios técnicos que contribuem para melhorar a posição nas buscas do Google. Sites programados de acordo com alguns parâmetros levam vantagem sobre os rivais que não se atentaram para isso.

É possível pagar para aparecer no topo da lista de buscas?

Sim. O Google tem uma plataforma de anúncios bastante completa, em que as empresas podem pagar para subir na lista. Aparecer no topo, por vezes, não é possível, principalmente se a palavra-chave escolhida for muito concorrida. Por exemplo, se você tem uma empresa de tecnologia e quiser comprar a palavra “computação”, provavelmente terá de investir muito dinheiro para figurar entre os primeiros resultados.

Estar presente em redes sociais como Facebook e Instagram melhora a posição da empresa no Google?

Não existe uma relação direta entre a presença nas redes sociais e a melhora no ranking de buscas do Google. A única exceção à regra é o Google+, que faz parte da mesma empresa. Ainda assim, é recomendável utilizar perfis em diferentes redes sociais para replicar conteúdos do site. Essa é mais uma forma de aparecer para o público no ambiente mais concorrido que existe, a internet.

Como subir no Google sem gastar com anúncios?

Com uma estratégia de conteúdo, uma empresa pode ganhar posições no Google de forma orgânica. Em outras palavras, significar subir sem gastar diretamente com mídia. Esse tipo de estratégia tem sido referência de boa prática no marketing digital, pois melhora a captação de clientes em médio prazo e tem ótimo retorno sobre o investimento.

Em uma palavra, o que é mais decisivo para subir no Google?

Conteúdo! A palavrinha mágica do marketing digital fez por merecer o destaque conquistado. Empresas que geram conteúdo são privilegiadas pelo Google, pois a gigante da tecnologia quer oferecer a melhor experiência aos usuários. Portanto, alimentar um blog que reúna informações valiosas sobre o segmento da empresa elevará a sua posição no ranking de buscas.

Em outro artigo do nosso blog, abordamos justamente esse tema. A ideia é ajudar você a construir uma linha editorial que atraia leitores para o blog da sua empresa. Afinal, não adianta, simplesmente, ter um blog e fazer postagens aleatórias. Lembre-se sempre que a concorrência é muito acirrada na internet, por isso um conteúdo de qualidade faz toda a diferença.

Viu só como aparecer no Google não é impossível? Qualquer empresa pode se beneficiar de um plano de conteúdo com um investimento relativamente baixo em comparação a outras estratégias de comunicação. Dê o primeiro passo agora mesmo – clique aqui!

 

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2018-03-08T16:25:05+00:0007/12/2017|