Conheça os erros mais comuns do marketing de conteúdo

O crescimento do marketing de conteúdo se deve, principalmente, ao potencial que essa estratégia tem para envolver as pessoas e atrair novos clientes. A criação de conteúdo, no entanto, deve seguir algumas boas práticas para ter eficiência e se tornar envolvente junto ao público. No artigo de hoje, vamos apresentar os erros mais comuns do marketing de conteúdo.

Quem pretende investir nesse tipo de estratégia deve se preparar bem para não cometer erros que comprometem o resultado. São orientações bem simples a serem seguidas. Conheça os erros mais comuns do marketing de conteúdo.

Foco total na própria empresa

A avaliação sobre a pertinência do conteúdo é um passo fundamental para construir uma estratégia eficaz. Algumas empresas entendem seu blog como uma ferramenta de autodivulgação. O problema é que os visitantes não querem apenas ler sobre as qualidades da companhia diante das suas concorrentes (isso deve estar na aba “Quem Somos” do site). O conteúdo deve trabalhar em cima das necessidades que os leitores têm. Por isso, as pautas devem ser pensadas dentro do universo de atuação da empresa, mas não apenas com destaque para seus produtos e serviços.

Ausência de Calls To Action (CTAs)

O objetivo central de uma estratégia de conteúdo é atrair visitantes que possam se interessar pelos serviços da empresa e serem convertidos em clientes. Para que uma pessoa percorra esse caminho, os textos devem trazer iscas que possam levá-la a um segundo passo (um material rico, por exemplo). Essas iscas de conteúdo são ativadas com o Call To Action (CTA) – uma mensagem que convide o visitante a acessar outra página.

Por exemplo: Você sabe por que o Google privilegia empresas que criam conteúdo de qualidade? Clique aqui e descubra. (Esse foi um CTA para outro post do blog da MaxContent =D)

Pouco cuidado com a frequência de postagens

O marketing de conteúdo colocou empresas dos mais diversos segmentos em pé de igualdade com veículos de comunicação consagrados. Hoje, uma companhia pode criar um conteúdo muito bom sobre o seu mercado e ter uma audiência consolidada.

Chegar a esse patamar certamente não é algo que aconteça da noite para o dia. E se torna impossível se não houver cuidado com a periodicidade das postagens. Não precisa ter o ritmo frenético de um portal, um artigo por semana costuma ser uma frequência bem adequada. Mas o importante é seguir uma rotina para que os visitantes se habituem a receber os conteúdos da empresa. Isso pode ser feito com Newsletters mensais, por exemplo.

Desconsiderar as ferramentas de busca

Um post de blog tem algumas particularidades que precisam ser levadas em conta para potencializar o seu alcance. Ao contrário de um texto de revista, o artigo de blog tem uma palavra-chave que será o norte para o seu êxito na disputa por um espaço no Google. Otimizar o SEO (Search Engine Optimization) passa pela escolha da palavra-chave e por outros passos como metadescrição e o tamanho dos períodos no texto.

Criar conteúdo não tem segredo, agora você já sabe o que NÃO fazer! Evite os erros mais comuns do marketing de conteúdo para trabalhar nessa estratégia que tem sido vencedora com empresas de todos os portes e segmentos.

2018-02-21T17:57:18+00:0021/02/2018|Tags: , |