O marketing digital oferece soluções muito interessantes para pequenas e médias empresas se comunicarem com seu público-alvo. Desenvolver conteúdo, por exemplo, ajuda a atrair pessoas para seu site a um custo acessível. O grande desafio, porém, é entender como fazer um blog de sucesso.

Gerenciar um blog tem seus segredos, mas uma boa dose de dedicação vai lhe permitir avançar muitas casas. Quer saber como fazer um blog de sucesso? Então confira as cinco dicas mais valiosas!

1- Definição do público

O primeiro passo para ter um blog de sucesso é saber para quem você vai escrever. Afinal, de que adianta produzir vários artigos se não se tem uma noção exata do público-alvo?

No marketing de conteúdo, o público atende pelo nome de “persona”. A ideia é aprofundar ao máximo a caracterização do target da sua marca para impactá-lo com precisão.

Ao definir a persona, considere aspectos como gênero, idade, assuntos de interesse, desafios e “dores” que ela encara em seu dia a dia. Vale destacar que sua empresa pode ter mais de uma persona. Nesse caso, o conteúdo deve ser diversificado para impactar cada uma.

2- Escolha das palavras-chave

Definiu suas personas? Agora, o momento é de determinar as palavras-chave que serão trabalhadas em seu blog. As palavras-chave são aquelas que escrevemos no campo de busca do Google quando queremos encontrar algo de nosso interesse.

Vejamos um exemplo:

Uma empresa que vende cosméticos pode se beneficiar de palavras-chave como “dicas para hidratar cabelos ressecados” ou “como tornar a pele mais jovem”.

Perceba que as palavras-chave podem ser compostas por várias palavras. Esse trabalho inicial de pesquisa é fundamental, pois os termos serão utilizados ao longo dos artigos. Essa é uma das bases do SEO (Search Engine Optimization).

3- Regularidade das postagens

Muitas pessoas que não sabem como fazer um blog de sucesso acreditam que a frequência é o fator decisivo. De fato, uma periodicidade sólida traz benefícios a qualquer empresa, mas isso não garante a qualidade do conteúdo. Lembre-se de aliar quantidade e qualidade.

Em relação à frequência ideal, não existe fórmula mágica. Há empresas que optam por publicar um post por semana, outras dobram essa quantidade.

Independentemente do número de posts por mês, uma dica importante é manter a regularidade. Se você costuma fazer um artigo por semana, evite grandes “buracos” de conteúdo. Quanto mais precisa for a frequência de publicação, maiores as chances de fidelizar os leitores e, futuramente, convertê-los em clientes.

4- Escolha das pautas

Sobre quais assuntos seu blog deve tratar? Ao definir as pautas a serem trabalhadas, é recomendável voltar às suas personas. Estude com calma as dores e necessidades desse público, pois dali sairão muitos temas interessantes.

Procure focar na relevância e consistência do conteúdo para que os leitores percebam que sua marca entende do que está falando. Mais do que isso, os artigos devem ser capazes de esclarecer dúvidas.

5- Tamanho dos artigos

Último passo antes de colocar a mão na massa e começar a escrever! Será que existe um tamanho ideal para os artigos?

Assim como dissemos em relação à periodicidade, podemos dizer que o tamanho dos artigos é flexível. Há empresas que trabalham com textos que excedem 1.000 palavras, mas uma média de 500 palavras costuma funcionar bem. Abaixo desse número, existe um risco maior de comprometer o desempenho do seu blog em relação ao SEO.

Preparamos um post que fala especialmente sobre o tamanho dos artigos de um blog. Confira!

Como fazer um blog de sucesso?

Se a sua empresa ainda não possui um blog, está mais do que na hora de criar esse espaço no seu site. A leitura deste post já indica as etapas preliminares que são fundamentais para quem quer entender como fazer um blog de sucesso. Na MaxContent, temos um cuidado especial com os blogs de nossos clientes. Podemos dizer que esse é o coração de uma estratégia de conteúdo. Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho.