O marketing de conteúdo envolve um bom planejamento antes de sua execução. Quando uma empresa decide seguir por esse caminho, não basta criar um blog e sair postando. É preciso, por exemplo, saber como definir personas.

No post de hoje, vamos explicar como definir personas e direcionar melhor o conteúdo da sua empresa.

Para começar, o que é persona?

Todo negócio tem um público-alvo que deseja atingir. São as pessoas que você acredita serem as mais propensas a adquirir seus produtos ou serviços.

No marketing de conteúdo, esse target das empresas é entendido por persona. O nome diferente não é por acaso. As personas de um negócio são resultado de uma análise aprofundada de seus líderes.

Saber o gênero, a idade e a localização do seu público é importante, mas você deve ir além para desenhar sua persona com precisão.

Como definir as personas do seu negócio

Embora gênero, idade e localização não sejam suficientes, eles são um bom ponto de partida na definição de personas. Esses parâmetros tão conhecidos oferecem a você um bom recorte inicial.

Digamos que você entende sua persona com uma mulher entre 30 e 40 anos de idade que vive em Porto Alegre. É possível tornar ainda mais assertiva essa definição com aspectos como escolaridade e ocupação.

Uma vez determinados os dados básicos, você deve analisar o comportamento da sua persona. É fundamental conhecê-la para desenvolver um conteúdo sob medida. O que ela faz em seu dia a dia? É alguém mais racional ou emocional? Quais são seus assuntos de interesse?

Quais são as dores da sua persona?

As respostas a essas perguntas são um passo importante na definição de personas. Na sequência, entra o ponto mais decisivo nesse processo: o entendimento sobre os desafios e dores da sua persona.

Essa análise a respeito de problemas do dia a dia da persona vai pavimentar o caminho de conquista de novos clientes. Para que, futuramente, alguém se torne cliente da sua empresa, você deve apresentar soluções eficazes.

Na definição de personas, é preciso refletir sobre os problemas que são recorrentes entre os clientes do seu segmento. O momento seguinte é o de mapear as melhores respostas que sua empresa tem para essas questões.

A etapa derradeira na definição de personas é a previsão de possíveis resistências. Que aspectos poderiam comprometer a conquista de um cliente?

Talvez o preço ou, quem sabe, o desconhecimento sobre as soluções da empresa. Esse diagnóstico permite que você crie os antídotos necessários por meio do marketing de conteúdo.

Existe uma persona prioritária?

Agora que você já sabe como definir a persona para o seu negócio, é importante dizer que uma mesma empresa pode ter mais de uma persona.

Há muitos exemplos de negócios que atendem a perfis diversos. Vale a pena mapear cada um deles para criar comunicações adequadas e se mostrar apto a ajudar todos os clientes.

Algo a se ponderar é sobre o foco da sua comunicação. Atirar para vários lados pode valer a pena, mas na maior parte dos casos existe uma persona a ser priorizada. Por vezes, essa predileção pode se dar pelo momento do negócio, em outras porque o volume de potenciais clientes é maior dentro de determinado perfil.

Persona é um dos pilares do marketing de conteúdo

Conhecer bem o próprio público pode fazer com que uma empresa se destaque em sua área de atuação. Não por acaso, saber como definir personas é indispensável para a construção de uma boa estratégia de conteúdo. Uma vez definidas as suas personas, o planejamento continua. Aproveite e saiba quais são os principais segredos no desenvolvimento de um blog.