Para começar com o pé direito no marketing digital, é fundamental saber como criar conteúdo. Muitas empresas têm se beneficiado de boas estratégias na web para conquistar novos clientes, inclusive com a criação de vídeos.

Entender como criar conteúdos mais tradicionais como posts de blog e de redes sociais não basta. Eles são importantes, mas devem ter a companhia de materiais diversificados que engajem o seu público. Vídeos bem produzidos cumprem perfeitamente esse papel.

O post de hoje traz cinco dicas preciosas para a sua empresa incorporar os vídeos à sua estratégia de conteúdo.

1- Procure aliar as necessidades do público e da empresa

Que tipo de conteúdo costuma ter maior repercussão no segmento em que sua empresa atua? Busque temas que sejam coerentes com aquilo que as pessoas buscam. Tenha em mente que aqueles que se dispuserem a assistir ao vídeo estarão procurando soluções para seus problemas.

Os vídeos devem priorizar as dores de seu público, mas sem perder de vista os objetivos de negócio da empresa. É com base nesses objetivos que você vai apresentar a sua marca como principal alternativa para resolver as dores detectadas.

2- Seja criativo e inspirador

Quando você pensar em como criar conteúdo em vídeo, tenha como diretriz o objetivo de impactar as pessoas. É muito importante que seu vídeo seja, de alguma forma, memorável para quem for assisti-lo.

Conteúdos inspiradores levam mais pessoas a reconhecerem o valor na sua marca e a real possibilidade de que ela solucione os problemas delas. Além disso, vídeos desse tipo têm mais chances de viralizar nas redes de forma positiva. A lógica é bem simples: emoções positivas contribuem para que alguém compartilhe um conteúdo com seus amigos.

3- Mantenha uma frequência de postagens

Em outros posts aqui no blog, mencionamos a importância de manter uma periodicidade na produção de conteúdo. A lógica que vale para os posts do blog se aplica também aos conteúdos em vídeo.

O ideal é seguir uma frequência média de publicações, pois isso cria uma relação dos espectadores com a sua marca. A cada novo vídeo, eles a reconhecem ainda mais como uma potencial resposta às suas dores.

4- Busque depoimentos verdadeiros sobre a sua empresa

À medida que a sua empresa amadurecer no ambiente digital, ela conquistará clientes que podem se tornar advogados da marca. Esse é um bem precioso para qualquer negócio e pode ser potencializado com depoimentos em vídeo.

Uma boa ideia é convidar alguns de seus clientes mais satisfeitos a falarem um pouco sobre a empresa. Essa iniciativa traz verdade à comunicação digital e reduz eventuais desconfianças de pessoas que ainda têm dúvidas sobre a competência da empresa.

5- Publique nas principais plataformas

Os vídeos criados pela sua equipe podem ser publicados em mais de uma plataforma. O ideal é postá-los, ao menos, no YouTube e no Facebook – atualmente, os dois meios mais fortes nesse formato.

Para isso, será preciso criar um canal no YouTube e uma fanpage no Facebook. Lembre-se de fazer o upload do vídeo também na rede social de Mark Zuckerberg. É possível publicar o link do vídeo no YouTube no Facebook, mas isso gera uma grande perda de audiência, já que esta rede social prioriza os conteúdos publicados diretamente nela.

Ainda nesse tópico, não se esqueça de reverberar os seus vídeos nos diferentes canais da empresa. Além de publicá-los no YouTube e no Facebook, é recomendável divulgar também em posts do blog e de outras redes sociais.

Como criar conteúdos em diferentes formatos

Entender como criar conteúdos em vídeo vai lhe ajudar a diversificar a estratégia digital da sua empresa. Além desse formato, é possível explorar outros como infográficos, álbuns, manuais, e-books, planilhas e podcasts. Tenha em mente que o objetivo é chamar a atenção de potenciais clientes da sua empresa. Como fazer isso? Com uma estratégia completa de marketing de conteúdo!