Há muitas estratégias possíveis no marketing digital, mas nem todas são igualmente eficazes. O conceito de círculo de conteúdo é uma abordagem bem atual, que ajuda a elevar os resultados de várias empresas.

Para entender o círculo de conteúdo, é importante falar um pouco sobre seu idealizador Sujan Patel. O empresário norte-americano é um dos principais especialistas em marketing de conteúdo e já criou estratégias vencedoras para muitos clientes.

O que são círculos de conteúdo?

Empresas que decidem investir em marketing de conteúdo podem se precipitar em relação à linha editorial que devem seguir. É comum o entendimento de que o mais eficiente é falar sistematicamente sobre o produto ou serviço oferecido.

Contudo, esse tipo de estratégia dificilmente prende a atenção do público e limita a conversão de novos clientes. O círculo de conteúdo consiste em ir além da própria empresa ou de sua área de atuação. Trata-se daquele conteúdo que está em volta do seu negócio.

Digamos que sua empresa venda alimentos orgânicos. Seu círculo de conteúdo pode envolver temas diversos ao redor da ecologia e da saúde.

Por que os círculos de conteúdo funcionam?

Os círculos de conteúdos proporcionam algumas vantagens para as marcas que adotam essa estratégia. Veja as principais delas:

  • Enriquecimento do conteúdo: ao diversificar, as empresas naturalmente tornam seu conteúdo mais rico. Ainda no exemplo anterior, um blog que aborde diferentes temas em torno de saúde e sustentabilidade é muito mais interessante do que um outro que trata dos próprios produtos a todo momento.
  • Fortalecimento da base de leitores: conteúdo mais rico é a chave para atrair mais leitores e tornar a audiência de seu blog mais sólida. Com o passar do tempo, os leitores passam a confiar mais na marca e a enxergá-la como autoridade nos assuntos tratados.
  • Obtenção de novos clientes: uma base de leitores fiéis aproxima a empresa de seu principal objetivo: vender. Quanto mais pessoas estiverem em contato com a sua marca e o conteúdo produzido por ela, mais chances de converter leitores em clientes.

Um trunfo decisivo dos círculos de conteúdo

As vantagens citadas acima são mais do que suficientes para levar uma marca a acreditar nos círculos de conteúdo. Mas há um trunfo dessa estratégia que merece um destaque especial.

Em qualquer segmento, a ascensão de uma empresa está diretamente ligada à superação de seus principais concorrentes. Enquanto eles estiverem no seu encalço – ou mesmo à sua frente –, o crescimento ficará mais difícil.

Adotar os círculos de conteúdo é uma forma inteligente de deixar a concorrência para trás. Se a sua marca passar a produzir um conteúdo rico, mais pessoas vão se atentar para ela. A consequência disso é atrair clientes de seus rivais para a sua base.

Esse processo de superação da concorrência é um ponto-chave em uma disputa comercial. Círculos de conteúdo ampliam o alcance no ambiente digital e inibem o fortalecimento dos outros players.

Comece a trabalhar com círculos de conteúdo

Agora que você conhece as ótimas vantagens dos círculos de conteúdo, que tal abraçar essa estratégia? Na MaxContent, toda a produção de conteúdo segue a lógica dos círculos, pois sabemos como isso faz bem a nossos clientes. Aproveite para conhecer nossos planos e veja qual deles se adapta melhor aos objetivos de sua empresa.